Singapura é a cidade escolhida para sediar o Campeonato Mundial de Xadrez da FIDE entre Ding e Gukesh
O Campeonato Mundial de Xadrez da FIDE 2024, com um prêmio de $2,5 milhões, entre o atual campeão mundial, GM Ding Liren, e seu desafiante, GM Gukesh Dommaraju, acontecerá em Singapura entre 20 de novembro e 15 de dezembro. A FIDE anunciou na segunda-feira que a cidade-estado do sudeste asiático, com seis milhões de habitantes, venceu a disputa com as cidades indianas de Nova Deli e Chennai, que também se candidataram para sediar o match.
Quando a jovem estrela indiana Gukesh se tornou o vencedor surpresa do Torneio de Candidatos da FIDE 2024, os pensamentos imediatamente se voltaram para um possível match na nova potência do xadrez, a Índia. Já no retorno triunfante do jovem de 17 anos a Chennai, foram anunciadas propostas e, no final, fomos informados de que tanto Nova Deli quanto Chennai estavam interessadas em sediar o confronto.
Esses locais poderiam ter sido enormes para o xadrez indiano, mas não está claro se a pressão/apoio em casa seria uma vantagem ou desvantagem para o próprio Gukesh. O 15º Campeão Mundial Viswanathan Anand perdeu anteriormente o título para o GM Magnus Carlsen em seu match em Chennai, em 2013.
Enquanto Gukesh disse que estava pronto para jogar na Índia, Ding, que ganhou o título contra o GM Ian Nepomniachtchi em um match em Astana, Cazaquistão, em 2023, já havia expressado preocupações sobre a perspectiva de uma disputa com grande apoio local para seu oponente. Ele disse que preferia um terceiro país, como Singapura.
Diz-se que Singapura apresentou uma proposta em 31 de maio e foi aprovada após inspeções nos dias 11 e 12 de junho. O match de 14 partidas está programado para ocorrer entre 20 de novembro e 15 de dezembro deste ano, com o local exato ainda a ser determinado — a FIDE diz que quatro locais estão sendo considerados.
O presidente da FIDE, Arkady Dvorkovich, comentou:
"Estamos muito satisfeitos que, pela primeira vez na história da FIDE, um match do Campeonato Mundial acontecerá em Singapura. Essa cidade não é apenas um dos centros turísticos e de negócios mais icônicos do mundo, mas também um próspero centro de xadrez com grandes ambições e talentos."
Houve um certo desapontamento por parte dos fãs e jogadores de xadrez indianos, como o GM Vidit Gujrathi.
Pity, India lost the bid to host the World championship. It would have been amazing for chess and chess fans in India.
— Vidit Gujrathi (@viditchess) July 1, 2024
I am confident that Singapore will do an amazing job and it will be a spectacle to watch! 👏 pic.twitter.com/UG9XfzA3ip
É uma pena que a Índia tenha perdido a oportunidade de sediar o Campeonato Mundial. Teria sido incrível para o xadrez e os fãs do esporte na Índia. Estou confiante de que Singapura fará um trabalho incrível e será um espetáculo para assistir!
Dvorkovich disse sobre as cidades candidatas indianas:
"Também gostaria de agradecer às outras candidatas, Nova Deli e Chennai. Ambas as cidades são renomados centros de xadrez com uma rica história de sediar eventos de xadrez, e estamos confiantes de que veremos grandes eventos de xadrez lá no futuro."
Enquanto isso, para Singapura, é uma grande oportunidade de sediar o evento mais importante do xadrez. O GM de 23 anos de Singapura, Tin Jingyao, disse ao The Straits Times:
"Para muitos jogadores de xadrez daqui, será algo realmente especial. Porque em Singapura quase não temos eventos de xadrez, muito menos eventos grandes como este. Então, a menos que você seja um jogador de xadrez sério e viaje para competições no exterior, a maioria dos jogadores de xadrez e fãs aqui nunca participou de um evento internacional de xadrez antes."
Temos pouco mais de 140 dias de espera!